Por : Leandra Tudo Sobre Óculos

Óculos de sol (ou óculos escuros) são acessórios que tem por finalidade proteger os olhos dos raios solares, tanto no verão quanto no inverno, pois nesta estação também há dias de luminosidade intensa, com raios que podem ser prejudiciais. As lentes dos óculos podem ser coloridas ou escuras, para diminuir a quantidade de luz que penetra nos olhos.
Visam proporcionar maior conforto para a visão em dias de sol forte, proteger os olhos dos raios solares prejudiciais à saúde ocular, prevenindo o envelhecimento precoce e outras doenças oculares e, por fim, o papel de acessório, sendo usado por vaidade, moda ou por nos fazer sentir mais bonitos, elegantes.
Contudo, os objetivos principais dos óculos de sol estão sendo deixados de lado de forma catastrófica. Muitas pessoas esquecem-se de observar a qualidade dos óculos e pensam apenas na estética. Assim, optam por utilizar óculos de sol sem procedência, cujas lentes não trazem proteção adequada aos olhos ou, às vezes, as lentes criam grandes distorções e até dioptrias pontuais. Isto tem causado graves problemas oculares, que crescem gradativamente por conta da falta de informação, como a presbiopia precoce, câncer e, em alguns casos, a perda da visão.
,




História
A primeira lente escura de que se tem notícia foi uma lâmina verde usada pelo imperador Nero, no século I. Especula-se que ele era muito loiro (há quem dia que era albino) e gostava de assistir as brigas de gladiadores, mas, por causa dos olhos claros, não via bem as apresentações nas arenas. Segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, a lente de Nero era provavelmente de vidro.
O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação,surgiu na Alemanha, no século XIII, mas era pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, só surgiu no século XVII, até o século XX era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. As lentes coloridas tornaram-se moda na década de 70. Hoje, as mais usadas são verdes, marrons, cinzas e pretas, que absorvem mais de 80% da luz solar


[Fonte]http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93culos_de_sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário